Doenças causadas por Pulgas em Cães e Gatos

Doenças causadas por Pulgas em Cães e Gatos

20/01/2021 às 17:50:59

Agora preste atenção...
A DAPE (dermatite alérgica à picada de ectoparasitas) é uma das alergias mais comuns nos cães e gatos. A saliva da pulga causa uma forte reação alérgica no animal desencadeando um prurido (coceira) muito intenso. Queda de pelos, feridas, descamação, piodermite e mal cheiro são sinais clínicos frequentes.
A pulgas também podem transmitir vermes ao cão ou gato. O mais comum é o Dipylidium caninum, que causa diarréia com muco e sangue. Os vermes têm aspecto de grãos de arroz quando encontrados mortos nas fezes ou pelos, próximos à região do ânus do animal. Em grandes quantidades, o verme pode causar ataques convulsivos, uma vez que secreta uma toxina que age sobre o sistema nervoso.
Como as pulga se alimenta de sangue, se o animal tiver uma grande infestação por um tempo prolongado, ele poderá apresentar um quadro anêmico. Animais jovens ou idosos são mais suscetíveis.
A melhor prevenção é o uso de antipulgas. Existe hoje uma infinidade de antipulgas com diversos princípios ativos, que podem ser de uso tópico (pipetas, spray) ou uso oral (comprimido). O tempo de ação dos produtos varia de 30 dias a 3 meses. Os shampoos, sabonetes, talcos e coleiras também auxiliam no combate a pulga.
Em caso de infestação de pulgas também é importante higienizar o ambiente aonde o animal vive com produtos específicos. Consulte o médico veterinário, ele indicará o melhor tratamento para cada caso.

 

Fraga Maia, 5600, João Paulo II
Rua Senador Quintino, 2437 -Jomafa
(75) 99296 1709 / (75) 3623-0001
https://whats.link/petdelivery